Título: Infante D. Pedro
Autora: Isabel Machado
O livro Infante D. Pedro, de Isabel Machado, é um romance histórico que recria a vida de um dos príncipes mais notáveis da Ínclita Geração. Segundo filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, D. Pedro destacou-se pelo espírito culto, pela curiosidade intelectual e pela visão reformista. A narrativa acompanha-o nas suas viagens pela Europa, onde contacta com novas ideias e modelos de governo, e no regresso a Portugal, quando assume o papel de regente durante a menoridade do sobrinho, D. Afonso V.
Como regente, procura modernizar o reino através de reformas na justiça, na educação e na administração, incentivando também a exploração marítima. No entanto, a sua postura progressista e o combate a privilégios enraizados despertam a hostilidade de parte da nobreza e de outros grupos de poder. As intrigas políticas acabam por minar a sua posição, conduzindo-o a um desfecho trágico.
A autora apresenta D. Pedro como uma figura complexa e visionária, que, apesar de viver no século XV, tinha ideias que ultrapassavam o seu tempo, e cuja memória foi, em parte, apagada pela História oficial.

Sem comentários:
Enviar um comentário